quarta-feira, 15 de junho de 2016

glicosúria:Uma doença Relacionada ao Carboidrato



glicosúria é a presença de glicose (açúcar) na urina.Nas pessoas saudáveis os rins funcionam como um filtro do sangue, porque retira deste as substâncias desnecessárias ao organismo, elimina-as pela urina e reaproveita as necessárias que entram novamente para o sangue, como por exemplo a glicose.

A glicosúria aparece em pessoas com problemas renais (glicosúria renal) ou diabéticas.
Em situações normais, o organismo elimina a glicose pela urina quando a concentração no sangue é elevada. Na glicosúria renal, a concentração de glicose no sangue é normal ou baixa, mas é excretada pelos rins, devido ao mau funcionamento destes. Nesta situação a pessoa não tem sintomas e não necessita de tratamento. Deve ser vigiada porque pode vir a desenvolver diabetes. É hereditário.
Nos diabéticos com hiperglicémia (excesso de glicose no sangue), os rins não conseguem filtrar toda a glicose porque ultrapassa os limites de absorção destes, sendo eliminada na urina. 
Na gravidez pode ocorrer glicosúria devido ao stress ou ao sangue passar mais rápido pelos rins, geralmente desaparece após o parto.

A concentração de glicose no sangue é denominada glicemia, e em condições normais, a glicemia é mantida em teores apropriados por meios de vários mecanismos responsáveis por esta regulação. Após a ingestão de carboidratos, ocorre a elevação da glicose circulante no sangue. Normalmente há a filtração da glicose pelos glomérulos dos rins, e ela é quase totalmente reabsorvida pelos túbulos renais. Porém, quando os teores sanguíneos atingem a faixa de 160 a 180mg/dl, a glicose aparece na urina, o que é denominado de glicosúria.


Como se realiza o teste
- Urina para um copo normal
- Mergulha a tira na urina e retira-a
- Espera cerca de 2 minutos
- Coloca a tira ao lado da escala do frasco e compara as cores da tira com as da escala, no local onde diz glicosúria.





Elaine Farias 
Acadêmica de 
Farmácia 
Fontes / Referências: 
http://www.conhecersaude.com/
www.biomedicinaemacao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário