quarta-feira, 27 de abril de 2016

PROCESSO METABÓLICO QUE OCORRE NA AUSÊNCIA DOS CARBOIDRATOS




Aprincipal função do carboidrato é fornecer energia para o organismo, ele tem que está presente na sua dieta para que o organismo exerça sua função normalmente.

No caso da dieta proteica, ou dieta de restrição dos carboidratos, o consumo diminuído ou restrição desse macronutriente irá alterar o funcionamento normal de uma série de vias metabólicas. O carboidrato é a principal fonte de energia do organismo. Em sua ausência crônica, o músculo começará a degradar suas proteínas em aminoácidos (proteólise), para que alguns possam ser transformados metabolicamente no fígado em glicose (gliconeogênese), que servirá como fonte de energia para o cérebro (ATP). Além disso, o tecido adiposo iniciará uma resposta de liberação de gordura para a circulação sanguínea (lipólise) de modo que a mesma será captada por outros tecidos (principalmente músculos e fígado) para a produção de energia e realização de suas funções.

O objetivo da dieta proteica é a perda de peso a curto prazo. Visto que há uma degradação do tecido adiposo e do músculo para, respectivamente, a produção de energia e glicose, é evidente a perda de peso, tanto da massa magra como da massa gorda. No entanto, essa descompensação metabólica expõe o organismo a um estresse, e se realizada por longos períodos implicará em prejuízos à saúde, podendo desencadear uma série de problemas, como por exemplo, a elevação dos níveis de colesterol, tanto pela produção hepática como pelo consumo elevado de gorduras saturadas que a dieta oferece, a acidose metabólica, decorrente da produção de corpos cetônicos, substâncias que podem causar danos cerebrais e as deficiências nutricionais, uma vez que o consumo adequado de vitaminas e minerais não é atingido nesta dieta. Portanto, para um aporte adequado de vitaminas e minerais é essencial respeitar o consumo ideal de todos os grupos alimentares.









 Elaine Farias
Acadêmica de Farmácia 


Via:Nutrição como um modo de vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário